sábado, 3 de janeiro de 2009

PROJETO LITERÁRIO: “QUASE TUDO NA ARCA”

Para criança, viver é brincar, sua vida infantil é constituída pelo mundo do lúdico, do brinquedo, da música. Pensando nesta perspectiva é que se desenvolveu o Projeto “Quase tudo na arca”. Um projeto fundamentado num processo de aprendizagem permeado por atividades lúdicas e musicais.

Para esse trabalho, foram destacados alguns textos do livro “A Arca de Noé” de Vinicius de morais, dedicada ao público infantil. A escolha dessa obra devido a mesma abordar temática voltadas ao centro de interesse das crianças, o que favorece o gosto e o prazer pela leitura. Nosso objetivo principal era o de alfabetizar - apropriando do uso da leitura e da escrita. Nada é tão motivador para o aluno, que a própria aprendizagem. E foi através da exploração das letras das músicas, que eles afloraram e despertaram para este aprendizado.

“A finalidade da intervenção pedagógica é contribuir para que o aluno desenvolva as capacidades de realizar aprendizagens significativas por si mesmo e que aprenda a aprender”. (Brito, 2003, p.20).

Nenhum comentário: