O projeto justifica-se pelo fato de existirem atualmente problemas com relação à qualidade dos alimentos que consumimos e também as deficiências e as e-fermidades produzidas por alimentação inadequada. A utilização de agrotóxicos é hoje um dos problemas que mais tem preocupado a população, não só na questão da saúde pública, como também nas questões ambientais, onde essa utilização desenfreada de produtos tóxicos acaba por desestruturar a biodiversidade.
Como podemos notar existe um número crescente de educadores que tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar, do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Segundo a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município, que promove o desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura sustentável permitindo a melhoria das condições de vida e trabalho dos homens e das mulheres do campo, tanto nos aspectos econômicos, quanto sociais, culturais e ambientais, existe uma extensa produção agrícola, e uma intensa utilização de agrotóxicos no plantio. Na aprendizagem da disciplina de ciências voltada para a realidade do educando e visando uma intervenção mais efetiva na parte prática do conhecimento é que elaboramos este projeto.
Nesse contexto, o projeto foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Como podemos notar existe um número crescente de educadores que tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar, do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Segundo a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município, que promove o desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura sustentável permitindo a melhoria das condições de vida e trabalho dos homens e das mulheres do campo, tanto nos aspectos econômicos, quanto sociais, culturais e ambientais, existe uma extensa produção agrícola, e uma intensa utilização de agrotóxicos no plantio. Na aprendizagem da disciplina de ciências voltada para a realidade do educando e visando uma intervenção mais efetiva na parte prática do conhecimento é que elaboramos este projeto.
Nesse contexto, o projeto foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Um comentário:
Considero o projeto muito interessante,pois além de possibilitar ao aluno o contato com o plantio das verduras que serão utilizadas para o consumo próprio, possibilita ao professor trabalhar com as diversas áreas do conhecimento a partir desse contato.
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